quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Explicit Tinto 2010



Começo por referir que o rótulo deste vinho não passa despercebido no linear de qualquer garrafeira. É um rótulo muito bem conseguido com um design apelativo e de muito bom gosto.

Estagiou em barricas de carvalho francês e conforme o rótulo "foi vindimado para caixas ao 4º dia de setembro". Composto por um blend de apenas 2 castas Syrah ( 96% ) e Alicante Bouschet ( 4% )

Apresenta um cor rubi densa de centro muito escuro quase negro, dando a idéia de um vinho fechado pouco expressivo.
Mas a aparência deste vinho serve apenas para nos enganar, um vinho com aromas intensos de frutos pretos do bosque ( amoras, cerejas pretas ), com um toque floral bem presente e ainda algumas notas de especiarias, culminando com chocolate amargo e algum balsâmo.
Na boca temos o retorno de todos os frutos pretos mas bem amadurecidos quase compotados, as especiarias que sempre o acompanham com um final "achocolatado".

Confesso que os seus 15,5º de teor alcoólico me levaram a pensar, antes desta prova, que iria estar na presença de um vinho muito quente, aonde o álcool  se iria sobrepor aos restantes aromas, o que não se verificou.
Um vinho muito bem estruturado, de taninos austeros e firmes e bem presentes mas bem integrados na sua estrutura, com uma acidez muito bem afinada.Um vinho que não pode ser considerado um vinho "fácil" pois está constantemente a pedir o acompanhamento de um bom prato, um prato espesso, gordo para fazer face à sua estrutura.

Em conclusão um excelente vinho que se distancia e muito do estilo dos vinhos alentejanos, qualidade que eu aprecio bastante. Fazer bem e fazer diferente.

Preço entre 11,50 e 13,50 Euros

Sem comentários:

Enviar um comentário