quarta-feira, 6 de março de 2013

Quinta da Fonte do Ouro Encruzado 2011



Neste prova tentarei ser o mais imparcial possível visto estar presente perante uma das castas brancas por mim mais apreciada o Encruzado.

Feito 100% à partir da casta Encruzado e produzido da região vitivinícula do Dão, passou por um pequeno estágio de 4 meses em barricas novas de carvalho francês.

Apresenta um cor amarelada viva de centro algo esverdeado.
Nos seus aromas somos inundados com a sua fruta muito viva, fresca, os citrinos são dominantes, uma mineralidade muito presente e abundante,  por fim notas de ligeira tosta proveniente do seu estágio.
Na boca a sua mineralidade se intensifica, os citrinos também estão presentes mas, as notas de frutos tropicais ligeiramente amadurecidos aparecem para nos conquistar o abacaxi  o ananás e até algumas notas de  banana. Um vinho gordo, denso e muito espesso sem se tornar cansativo devido à sua estrondosa mineralidade.

Um vinho muito vivo devido à constante presença da sua mineralidade no decorrer desta prova. Com uma estrutura algo complexa e de excelente acidez. Possui um final de boca bastante prolongado e uma lágrima bastante persistente no copo.

Com alguma pena minha deveria ter feito esta prova acompanhada de uma refeição, este vinho sem dúvida pede um acompanhamento, uma hramonização à sua altura.

Sem qualquer sombra de dúvida este vinho tem um potencial de envelhecimento em garrafa muito grande, toda a sua estrutura nos revela que daqui a uns anos estará melhor ainda.
Vinho este que retrata no copo o melhor da casta Encruzado a sua riqueza, elegância e exuberância,  não deixando de lado as características do seu terroir, o Dão.

Preço entre 9 e 11 Euros  





Sem comentários:

Enviar um comentário