segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Meruge tinto 2008


Meruge 2008

Feito à partir de vinhas plantadas no Cima Corgo com orientação voltada a norte se apresenta este vinho. possui todas as características dos vinhos durienses mas com um senão, todas estas nuances tradicionais estão suavizadas pelo método de produção, que conjuga uma vinha velha e uma vinha nova para este blend.
Vinho que estagiou por um longo período em barricas novas de carvalho francês e é composto maioritariamente pela casta Tinta Roriz ( 80% ) e o restante por castas provenientes de vinhas velhas.
Apresenta uma cor rubi com o centro no copo vermelho vivo muito intenso.
O seu aroma é bastante complexo, delicado e mutante, durante esta prova a evolução do vinho no copo foi uma constante. Os frutos vermelhos aparecem na forma de framboesas e cerejas passando a tosta e especiarias ainda com um ligeiro toque de tabaco.
Na boca somos invadidos por uma frescura intensa fantástica, um riqueza enorme de frutos vermelhos frescos. Muito equilibrado com taninos presentes mas muito bem integrados e polidos na sua estrutura. Uma acidez muito bem balanceada e um final muito longo e bastante persistente, a lágrima se mantém no copo mesmo depois do fim desta prova.
Um vinho que decididamente revela uma excelente elegância e um carácter duriense refinado. Pode ser consumido de imediato, mas irei guardar 1 ou 2 garrafas para esperar a sua evolução por mais alguns anos.Penso que terá muito a ganhar com mais um tempo de estágio em garrafa.
Nunca é demais referir que foi atribuído a este vinho pela crítica de vinhos britânica Jancis Robinson a impressionante nota de 92/100 pontos.
Preço entre 17,50 e 19,00 Euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário