sexta-feira, 5 de abril de 2013

Soalheiro Reserva 2008


A casta rainha das uvas brancas portuguesas, o Alvarinho. Nos proporciona vinhos de relação preço qualidade, na minha opinião, imbatíveis no cenário internacional dos vinhos brancos. mas com muita pena minha a divulgação e a promoção desta casta para o mundo precisa de muito mais trabalho.

Passando ao vinho, produzido em Melgaço à partir de vinhas velhas biológicas e com vindima 100% manual. Estagiou em barricas novas e velhas de carvalho francês com o intuito de conferir ao vinho outros aromas e sabores sem "marcar" em excesso o mesmo.

Apresenta uma cor citrino palha vibrante.

Os seus aromas se apresentam frutados sobretudo os citrinos com algumas notas de frutos tropicais algo amadurecidos. Nuances de relva fresca se apresentando algo herbáceo. Ainda com uma ligeira nota final de tosta proveniente do seu estágio. Com todos estes aromas vibrantes se espera um vinho complexo.

Na boca temos um vinho untuoso, com um volume surpreendente, dotado de citrinos e frutos tropicais exuberantes. notas especiadas e uma mineralidade fantástica. Um vinho complexo de estrutura muito bem equilibrada em todos os seus componentes.

Vinho este que se posiciona num patamar de qualidade e excelência muito acima da média na minha opinião. Este topo de gama da Quinta de Soalheiro merece sem dúvida esta designação por ser um dos melhores néctares da casta Alvarinho com estágio em madeira presente no mercado nacional.

Preço entre 22 e 25 Euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário